Educação Humanista: O que é? Como funciona? Quais são as vantagens?

A educação humanista alia o aprendizado técnico de qualidade aos princípios do conhecimento humano, como ética, bondade e empatia. Quer saber mais sobre esse método de ensino? Vem com a gente!

A base da Educação Humanista

A Educação Humanista tem como foco a ideia de que todos devem ter igualdade de oportunidades. Para isso, busca atender às necessidades e o bem-estar do aluno, colocando o conhecimento técnico – matemática, língua portuguesa e afins – e as relações humanas em harmonia.

Para que essa harmonia aconteça, é trabalhada a inserção do aluno em sua própria educação, ou seja, ele é ensinando a ter um pensamento mais crítico, a ser participativo, autossuficiente e proativo.

Todo esse processo é entrelaçado às atividades em grupo, onde os alunos podem participar e ajudar uns aos outros. Dessa forma, valores como a bondade, gentileza e empatia são colocados em prática diariamente através da interação com os colegas e professores.

Neste método de ensino, o aluno tem contato desde muito cedo com valores que serão essenciais em seu aprendizado, tornando-o, além de um ser humano detentor de conhecimento técnico, uma pessoa ética, crítica, capaz de tomar decisões sensatas e empáticas.

Tolerância, empatia e amor ao próximo

O mundo precisa de seres humanos tolerantes e que sejam capazes de aceitar as diferenças entre as pessoas. É muito importante que essa educação aconteça em casa, mas a escola pode – e deve – ter um papel muito importante, afinal, além de ser o espaço onde as crianças e os adolescentes passam a maior parte do dia, o ambiente escolar está repleto de outros alunos que, assim como todo ser humano, têm suas preferências e particularidades.

Por ser diverso, o ambiente escolar se torna perfeito para que a educação humanista seja trabalhada. Questões delicadas que costumam emergir em escolas, como bullying, preconceito, violência verbal e até mesmo física, são debatidas, prevenidas e combatidas com auxílio especializado e, é claro, muito amor, compaixão, empatia e compreensão! Educar para a vida é educar com amor!

 

Newsletter

Receba nossas informações

Cadastre seu e-mail, receba informações importantes e fique por dentro das nossas novidades.