Período integral na escola: quais são as vantagens?

Estamos em 2019, mas a antiga discussão sobre a efetividade do ensino integral continua em pauta – e dificilmente está próxima de acabar. Mas, afinal, deixar seu filho na escola o dia inteiro é ou não é vantajoso? Entenda mais sobre este modelo de ensino no artigo deste mês!

Uma solução cheia de benefícios

Muita gente ainda tem a errônea ideia de que deixar a criança o dia inteiro na escola é uma forma de passar para terceiros a responsabilidade de estar com ela – ou mesmo de criá-la! Na verdade, é uma grande oportunidade de crescimento para ela, tanto intelectualmente falando, como em sua maneira de se relacionar com o próximo.
O período integral, além de auxiliar a criança ou o adolescente a criar uma rotina, é um período geralmente dedicado às atividades extraclasse que contribuem diretamente com o desenvolvimento intelectual e social e estimula a criatividade.
Auxilia no rendimento escolar e na autonomia
Ao estudar em período integral, há mais tempo disponível e, por isso, as tarefas são melhores organizadas – assistir às aulas, tirar dúvidas, praticar esportes, artes e assim sucessivamente. Com o tempo, essa rotina faz com que o aluno alcance a autonomia, ou seja, ele passa a procurar por conta própria por respostas e métodos de estudo que são mais efetivos para eles.
Um leque de atividades – e oportunidades – é aberto
Como o período integral tem uma carga horária extensa, os alunos têm a oportunidade de participar de diversas atividades que são propostas ao longo do dia. Com isso, o universo deles é expandido desde a infância, desenvolvendo suas habilidades, talentos e, também, ajudando-os a descobrir novos caminhos e capacidades.
Tempo investido com qualidade
O mundo de hoje é recheado de distrações que vão desde serviços de streaming, smartphones, vídeos e tablets, até os modernos videogames portáteis que, se deixarmos, ocupam toda a atenção das crianças e dos adolescentes. A permanência estendida do aluno na escola faz com que ele tenha uma infinidade de atividades que complementarão o espaço que seria ocioso com conteúdo útil e programado!

Tranquilidade aos pais

Enquanto trabalham fora o dia inteiro, muitas vezes os pais se preocupam em ter que deixar os filhos sozinhos. Quando isso não é possível, uma das soluções encontradas é deixá-los na casa de parentes – o que pode acabar se transformando em um transtorno eventualmente. Nestas situações, a educação em período integral entra como auxiliadora, dando tranquilidade aos pais – que saberão que os filhos estão seguros e tendo um tempo produtivo na escola.

E a culpa?

Um dos grandes impasses em relação ao período integral de ensino é o sentimento de culpa por parte dos pais ou tutores – especialmente quando se trata de crianças menores –, que se sentem mal por estarem distantes dos filhos o dia inteiro.
Em primeiro lugar, é preciso analisar quais são os seus conceitos de relacionamento em família: você estará disponível para o seu filho o dia inteiro caso ele não estude em período integral? Você sente que é necessário ficar o tempo inteiro junto para que ele se sinta amado? Será mais proveitoso para ele ficar em casa ou na escola?
Hoje em dia, existem diversos métodos online de acompanhar e estar com seu filho, mesmo que não seja pessoalmente. É claro que o contato físico, as brincadeiras e momentos juntos são importantes e eles devem acontecer, mas, para isso, sempre existirão os pós-aula, os finais de semanas, os feriados e as férias!

Newsletter

Receba nossas informações

Cadastre seu e-mail, receba informações importantes e fique por dentro das nossas novidades.

error: Content is protected !!